Projeto prevê uso de cartão para pagamento de pedágio

0
131
Projeto prevê uso de cartão para pagamento de pedágio
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Projeto prevê uso de cartão para pagamento de pedágio

O Projeto de Lei 4643/2020, de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos), quer o uso de cartões de crédito e débito para pagamento de pedágios em todas as rodovias federais do país. A proposta modifica a  Lei 8.987, de 1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, e também inclui outras formas de pagamentos digitais.

De acordo com levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e mencionado pelo senador, aproximadamente um terço dos consumidores de serviços do país preferem o uso de cartões a dinheiro. O parlamentar comenta que nem todos os motoristas conseguem ter o dinheiro para o pagamento das tarifas de pedágio e podem ser pegos desprevenidos, principalmente no período da noite ou finais de semana, quando não há caixas eletrônicos disponíveis.

Na justificativa do projeto, o senador argumenta que “os meios de pagamento alternativos ao papel-moeda vêm ganhando cada vez mais espaço no sistema financeiro mundial. No Brasil, não é diferente. O uso do dinheiro em espécie é cada vez mais raro. Portanto, é indubitável a grande expressividade de arranjos já tradicionais, como os dos cartões de crédito e débito, bem como a tendência a crescimento de meios de pagamento digitais, por exemplo, via QR Code”, afirmou.

O projeto na íntegra pode ser acessado aqui.

Leia mais:
Projeto aprovado reserva 20% de vagas em concursos para PCDs
Virou lei: artistas receberão auxílio emergencial durante a pandemia
Motorista de aplicativo deve ter acesso a informações de passageiros

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui