Cartão Social para famílias carentes do Amazonas é aprovado

0
219
Cartão Social para famílias carentes do Amazonas é aprovado
Cartão Social para famílias carentes do Amazonas é aprovado (foto: Aleam)

Cartão Social para famílias carentes do Amazonas é aprovado

O Projeto de Lei 353/2020, de autoria do Governo do Estado do Amazonas, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa (Aleam), nesta quarta-feira (21). A proposta cria um Cartão Social no valor de R$ 200 para pessoas em situação de vulnerabilidade. Famílias já cadastradas nos programas do Governo devem receber três parcelas entre janeiro e março de 2021.

A proposta foi bastante discutida pelos parlamentares, que questionaram a líder do Governo, deputada estadual Joana Darc (PL), sobre o valor a ser repassado às famílias, o impacto nas contas e o repasse de recursos para os poderes e sobre a transparência e o cadastro dos beneficiados. 

A deputada Joana Darc explicou que o Cartão Social é uma ação nos moldes do programa de auxílio emergencial do Governo Federal, que permite uma ajuda financeira aos trabalhadores informais ou desempregados, com o objetivo de assegurar uma renda mínima emergencial no período de enfrentamento à crise econômica causada pela pandemia. “Destaco que essa ajuda do Estado começará apenas em janeiro de 2021, após o término do auxílio federal, previsto para dezembro”, afirmou. 

O benefício terá o valor de R$ 200 e duração de três meses para aquisição de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza e, de acordo com o governo, a medida visa principalmente a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade, garantindo a aquisição de alimentos pelas famílias mais necessitadas. Cerca de 80 mil famílias podem ser beneficiadas com auxílio.

No Projeto de Lei que cria o Cartão Social para famílias carentes do Amazonas, o Governo explica que os recursos necessários ao Cartão Social virão do ICMS, sem qualquer ônus para o consumidor.

Leia mais:
Na contramão do mundo, Brasil segue sem restrições à estrangeiros
Governo quer informações que comprovem 2ª onda em Manaus
Proposta quer Serviço de Verificação de Óbitos no Amazonas

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui