Quase 80% dos prefeitos do Amazonas disputam a reeleição

0
341
Quase 80% dos prefeitos do Amazonas disputam a reeleição 
Foto: Divulgação/CNM

Quase 80% dos prefeitos do Amazonas disputam a reeleição 

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou que quase 80% dos prefeitos do Amazonas disputam a reeleição. Os prefeituráveis do estado fazem parte dos 3.383 outros prefeitos do país que buscam a renovação do mandato. Esses políticos representam 61% dos 5.568 prefeitos de todo o Brasil.

No estudo “Eleições municipais em 2020 – Candidatos à reeleição”, do CNM, dos 62 chefes do Executivo Municipal que estão no cargo, 55 deles (88,7%) estariam aptos a disputar um segundo mandato. No entanto, somente 49 prefeitos amazonenses (79%) vão buscar a reeleição no próximo mês de novembro.

Outros seis prefeitos do Amazonas poderiam disputar a reeleição, mas não estão no páreo. São eles: Jamilson Carvalho, de Anori; Antônio Roque Longo, de Apuí; Francisco Gomes da Silva (Chico Doido), de Iranduba; Antônio Maia da Silva, de Itamarati; Manuel Pimentel Medeiros, de Manicoré; e Fernando Falabella, do município de São Sebastião do Uatumã.

Em todo o Amazonas, somente sete prefeitos (12%) não podem disputar a reeleição porque estão no segundo mandato. São os prefeitos Arthur Virgílio Neto, de Manaus; Nonato Tenazor, de Atalaia do Norte; Abraham Lincoln, de Codajás; Ivon Rates, de Envira; Luiz Magno Moraes, de Maraã; Gledson Paulain Machado, de Nhamundá; e Abraão Lasmar, de Santo Antônio do Içá

As eleições municipais deste ano no Amazonas têm, até o momento, 280 candidatos a prefeito e 9.827 candidatos a vereador.

Leia mais:
Juíza eleitoral pede remoção de página anônima no Facebook
TSE quer trocar urna eletrônica por voto no celular
MP pede cassação de candidatura do prefeito de Humaitá

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui