Manaus tem mais de 1,3 mil candidatos a vereador aprovados em convenções

0
145
(Foto: divulgação)

Mais de 1,3 mil candidatos a vereador aprovados pelos partidos estão na disputa eleitoral deste ano pelas 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus, durante as Eleições de 2020. Os dados, disponibilizados pelo Tribunal Eleitoral Regional do Amazonas (TRE-AM), são das convenções partidárias que, além de escolherem os candidatos a prefeito e vice-prefeito, também homologaram os nomes para o legislativo municipal.

As siglas precisam registrar as candidaturas até o dia 26. O número de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências. Do total, 948 são homens, o que representa 69,11% das candidaturas. Já as mulheres somam 422, ou seja, 30,80% do montante.

Os partidos que mais tem candidatos são: PT, PSL, PSC, PMN, PSB, Patriotas, PC do B e Avante, com 62 nomes, cada. Já nas coligações, David Almeida, do Avante, é o que concentra o maior número. A coligação do ex-governador do Amazonas tem, além do Avantes, Democratas, PV, PTC, PROS, PMB e PRTB, que somam mais de 350 candidatos.

Em segundo lugar, a coligação do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), tem mais de 200 candidatos. O grupo é composto pelo PSD, PP, PSB, Solidariedade e PDT. A coligação do ex-governador Amazonino Mendes, do Podemos, concentra o terceiro maior número de candidatos. Juntos, Podemos, Cidadania, PSL e MDB tem mais de 190 candidatos.

O prazo para registro das candidaturas é até sábado (26). Após isso, o TRE fará a publicação de um edital contendo os pedidos de registro, para ciência dos interessados. A aprovação dos nomes dependerá do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já a campanha eleitoral inicia neste domingo (27) e segue até as vésperas do primeiro turno das Eleições que, este ano, acontecerá no dia 15 de novembro. O segundo turno está marcado para o dia 29 do mesmo mês.

Leia mais:
Patrimônio de Amazonino cresce R$ 1,2 milhão em dois anos
Seis prefeituráveis de Manaus já declararam bens à Justiça Eleitoral
Manaus terá 11 candidatos a prefeito nas eleições de 2020

*Reportagem do G1/Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui