Amazonas tem avaliação favorável da OPAS no enfrentamento à Covid-19

0
619
Fotos: Divulgação/FVS-AM e Michel Mello/Secom

O Encontro de Avaliação das Ações de Enfrentamento e Resposta à Pandemia de Covid-19 no Amazonas encerrou, na última semana, com troca de experiências entre o Governo do Amazonas e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre as soluções de combate ao novo coronavírus adotadas pelo estado.

O Amazonas é o quarto estado do país a receber a missão de avaliação da OPAS, braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas américas. O evento ocorreu, de segunda-feira (14/09) a esta sexta-feira (18/09), no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), na zona centro-oeste de Manaus.

A programação incluiu visitas da equipe da OPAS aos municípios de Manacapuru e Parintins, além de exposições de planos de contingências de Presidente Figueiredo, Careiro Castanho e Itacoatiara, sobre as ações desenvolvidas no contexto da pandemia

A comitiva de avaliadores contou com 20 observadores que analisaram as soluções adotadas pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), nas ações de vigilância em saúde, assistência à saúde, comunicação e coordenação de resposta à pandemia.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, foram apresentadas as estratégias do estado, mas também dos municípios do Amazonas para conter o novo coronavírus. “Tivemos uma avaliação favorável e os observadores externos puderam observar de perto o nosso processo de trabalho para conter a pior situação de saúde pública já enfrentada pelo mundo nos últimos anos”, disse.

A coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS e da OMS no Brasil, Maria Almiron, apontou que a comitiva identificou estratégias positivas tomadas no enfrentamento da Covid-19 no estado. “Ressaltamos a ampliação de capacidade de testagem e de leitos hospitalares, além do rápido transporte de pacientes e o trabalho da FVS-AM com o uso de tecnologias de ponta para fazer análises. São muitos os aprendizados que a nossa equipe observou”, destacou.

Participaram do evento representantes das secretarias do Governo do Estado e representantes de instituições que fizeram parte da rede de trabalho para o enfrentamento à Covid-19 no Amazonas, com destaque para, além da FVS-AM, a SES-AM, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), coordenação regional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Amazonas (Anvisa), núcleo estadual do Ministério da Saúde, Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentre outros.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e está na linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Leia mais:
Réveillon, Boi Manaus e Aniversário de Manaus cancelados por conta da covid-19
Cientista da Fiocruz confirma 2ª onda da covid-19 em Manaus e propõe lockdown
Ponta Negra volta a ser interditada em Manaus após alta da Covid-19

Com informações da Secom*