Projeto Mulher Empreendedora alcança mais de dois mil atendimentos em Manaus

0
159

Capacitar mulheres que desejam empreender ou potencializar os negócios e resgatar a autoestima. Esses são os principais objetivos do projeto “Mulher Empreendedora” criado, em abril de 2019, pela vereadora Mirtes Salles (Republicanos).

Em um ano e sete meses, já foram realizados 2.063 atendimentos, entre reuniões caravanas e cursos, em diversas comunidades da capital. Para Mirtes Salles, que é presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto é um incentivo ao empreendedorismo feminino e também a construção de diversas histórias de superação das mulheres aqui da capital.

“Nós estamos dando oportunidades a essas mulheres de construírem um negócio próprio, trabalhar dentro de casa e conseguir uma renda para família. Sem falar, que ajuda na autoestima e na conquista de espaço e de oportunidades iguais na sociedade”, explicou Mirtes.

Uma dessas novas empreendedoras é Suzyete Guimarães, 47 anos. Por causa da filha Hilary Guimarães Lemos, 18 anos, que tem síndrome de down. Foi a partir da busca por um trabalho que Suzy, como é mais conhecida, começou a ganhar destaque no Conjunto Cidadão VII, Cidade Nova e ainda contribuiu muito para o crescimento de Hilary.

“Por causa da minha filha, tenho que trabalhar em casa. Encontrei na confecção de sandálias e bijouterias, uma alternativa para ter uma profissão, conseguir uma renda e, o melhor, ter a Hilary ao meu lado como uma parceira nessa ação de empreendedorismo. Esse projeto é uma oportunidade de profissionalizarmos o negócio e desenvolver ações para aumentar a produção e os rendimentos. Sem falar que melhorou muito o comportamento da minha filha, funcionando como uma inclusão social para a jovem”, relatou Suzy.

E para ajudar também na comercialização destes produtos, foi criada a Feira da Mulher Empreendedora, um espaço para a divulgação dos trabalhos dessas mulheres. Hoje, o funcionamento é virtual e a feira é divulgada nas redes sociais da parlamentar.

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam) são parceiros do “Mulher Empreendedora”.

Devido, ao projeto, a vereadora foi convidada para participar da Feira Digital Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Crédito, entre os dias 21 e 23 de outubro, realizada pelo Sebrae/AM. No último dia do evento, Mirtes Salles estará no Talk Show: Empreender é coisa da Mulher.
Importante lembrar que por causa da pandemia da Covid-19, os atendimentos são realizados por meio das caravanas itinerantes e das reuniões.

Leia mais:
Projeto prevê que Governo inclua mulheres e negros em campanhas publicitárias
Ausência de mulheres na disputa pela Prefeitura de Manaus reforça machismo
Deputado propõe atendimento psicológico nas delegacias à mulheres vítimas de violência

Com informações da assessoria*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui