IBGE: Cerca de 120 mil domicílios do Amazonas não têm água encanada

0
69
(Foto: divulgação)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, no início deste mês, uma pesquisa que demonstra que cerca de 1,12 milhão de domicílios amazonenses possuem água encanada em pelo menos um cômodo, e, aproximadamente 120 mil utilizam outra forma para receber a água na residência. Os dados colocam o estado como o 21º no ranking da proporção de domicílios com água encanada em todo o país. De acordo com o levantamento, a forma de abastecimento de água mais utilizada em domicílios no Estado é através da rede geral de distribuição.

O IBGE apresentou também dados que trazem informações sobre rede de esgoto e serviço de limpeza. Em 41,2% (cerca de 319 mil domicílios) havia banheiro de uso exclusivo e esgotamento sanitário por rede geral de esgoto ou fossa séptica ligada à rede geral. Em 83,8% (936 mil domicílios), o lixo era coletado por serviço de limpeza. Quanto à densidade de moradores por município, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostrou que o Amazonas possui a maior densidade de moradores por domicílio do país, ou seja, 3,3 pessoas por município.

Os dados estimam 1,12 milhão de domicílios no Estado, sendo 657 mil domicílios em Manaus. A densidade domiciliar, de acordo com o IBGE, é o número médio de moradores por domicílio. Em 2019, a PNS estimou a existência de 3,3 moradores por domicílio permanente no Estado do Amazonas, o que coloca o estado com a segunda maior média do país.

O levantamento aconteceu entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, e seu período de referência são as duas semanas anteriores às entrevistas, segundo o órgão. O levantamento é realizado pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde. O primeiro volume apresentou informações sobre acesso e utilização dos serviços de saúde, cobertura de planos de saúde, presença de animais nos domicílios e sua vacinação, características dos domicílios, entre outros.

Leia mais:
Ampliação da rede de tratamento de esgoto é desafio em 2020
Manaus está entre as 10 cidades com menos de 60% de coleta de esgoto
Por que quase metade do Brasil não tem acesso a rede de esgoto

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*
*Com informações do G1/Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui