Prefeito de Itacoatiara escapa do impeachment por um voto

0
76
(Foto: reprodução)

O prefeito do município amazonense de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT), escapou de sofrer impeachment por apenas um voto. Foram sete favoráveis ao impedimento e oito contrários. A votação aconteceu nesta quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Itacoatiara em duas votações. A primeira por denúncias de crimes de improbidade administrativa e corrupção supostamente praticadas pelo prefeito. A segunda por suposta desobediência a ordem judicial e prejuízo ao erário. Com a votação, o caso foi arquivado.

Votaram pelo impeachment de Antônio Peixoto os vereadores Alcimar Filho (PSC), Arialdo Guimarães (PHS), Bernado Santiago (PR), Dário Nunes (PODE), Guttemberg Brito (PP), Irailton Vieira (PL) e Richardson do Mutirão (PR). Pelo arquivamento do caso votaram favoráveis os parlamentares Aluísio Isper Neto (PSD), Cheila Moreira (PT), Francisco Rosquildes (PT), Gilmar Libório (PDT), Joanilson Mendes (PCdoB), Juciney Nobre (PSD), Bosco Rodrigues (PP) e Marcos Rodrigues (Pros).

Entenda o caso

Antônio Peixoto foi denunciado em ação pública do Ministério Público por atos de improbidade administrativa, com desobediência a determinações da Justiça. Por exemplo, uma liminar de agosto de 2018 contra falhas em licitação para contratar empresa de limpeza pública. Diante de recurso de empresa concorrente, o Tribunal de Justiça mandou suspender o contrato até julgamento de mérito, mas Peixoto desobedeceu. Essa decisão saiu em março de 2019, confirmando a ordem não cumprida pelo prefeito. Dessa maneira, a empresa foi considerada inabilitada para ser contratada e, apesar disso, e da ordem judicial, o prefeito renovou o contrato com a empresa contratada irregularmente.

Eleições 2020

O atual prefeito segue como pré-candidato à reeleição. Na pesquisa realizada pelo Instituto Projeta no município, Antônio Peixoto aparece em quarto lugar, com 5,31% das intenções de voto. Ele também lidera a rejeição, com 48,41%. 

Leia mais:
Mário Abrahim lidera com folga pesquisa ‘Projeta’ em Itacoatiara
Incentivo a candidato negro já vale em 2020
Amazonino e David crescem em nova pesquisa do Instituto Projeta

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui