Brasileiros estão preocupados com desmatamento na Amazônia, mostra pesquisa

0
158

Uma pesquisa divulgada na manhã desta quinta-feira (27) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que a maioria brasileiros está preocupada com o desmatamento ilegal da Amazônia. O levantamento também demonstra que, ao se falar em Amazônia, a tristeza é o sentimento principal para 24% das pessoas entrevistadas; 17% sentem indignação e 13%, vergonha. O medo foi relatado como sentimento principal relacionado ao tema por 11%.

A pesquisa também mostra que o brasileiro quer endurecimento nas penas por desmatamento ilegal: 83% aprovam. 74% dos entrevistados afirmam ter muito ou algum interesse por ecologia e meio ambiente. E a maior parte deles expressa a insatisfação com os esforços de preservação do meio ambiente no país: 78% se dizem pouco ou nada satisfeitos. Cerca de 90% se dizem preocupados com a preservação da Amazônia, sendo 55% de “muito preocupados” e 33% de “preocupados”. Paralelamente, 60% avaliam que a Floresta Amazônica é o ecossistema mais ameaçado do país. Em segundo lugar, a Mata Atlântica tem 11% de menções.

É elevado o nível de descontentamento com os esforços para preservar a Amazônia: 83% se dizem pouco ou nada satisfeitos. Governo e madeireiros se igualam no quesito “muita responsabilidade” quando ao desmatamento ilegal da região, com 70% e 69% de índice. Na sequência, os governos estaduais são “muito” responsabilizados por 67%, fazendeiros (66%) e garimpeiros (65%).

“Os resultados evidenciam que os brasileiros, em meio às  polêmicas e às constatações dos avanços e recuos nos resultados das políticas públicas, atribuem grande importância à preservação do meio ambiente; olham com muita preocupação a Amazônia; têm elevada consciência sobre a importância desse ecossistema para o país, a sociedade e sua própria vida. E essa régua, que dimensiona a insatisfação com a forma como o país vem cuidando do que consideram ser nossa ‘maior riqueza natural, promete respaldar um amplo consenso fixando como pauta prioritária a proteção da floresta e o desenvolvimento sustentável da sua região”, diz trecho do relatório apresentado pela Febraban.

 Os dados divulgados pela Febraban fazem parte da pesquisa “A importância da Amazônia para o Brasil, os Brasileiros e o Mundo”. O estudo ouviu 1.500 pessoas entre os dias 11 e 19 de agosto, e trouxe um panorama de como a população enxerga o assunto.

O resultado completo da pesquisa em PDF pode ser acessado aqui.

Leia mais:
Amazônia teve 73% de área desmatada para garimpo em terras indígenas
Corte no Inpe pode inviabilizar combate ao desmatamento na Amazônia
Inpe: Amazônia tem pior semestre de desmatamento em uma década

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*
*Com informações da assessoria da Febraban

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui