Recuperados da Covid podem receber fisioterapia pulmonar grátis em Manaus

0
178
Foto: Ione Moreno/Semcom

Em Manaus, pacientes recuperados da Covid-19 que ainda precisam de fisioterapia pulmonar podem receber um tratamento gratuito em unidades básicas de saúde distribuídas pelas quatro principais zonas da capita.

Os pontos de referência são:

  • Zona Sul (Policlínica Castelo Branco);
  • Zona Leste (Policlínica Dr. Antônio Comte Telles);
  • Zona Norte (Policlínica Dr. José Antônio da Silva);
  • Zona Oeste (Centro Especializado de Reabilitação – CER, no Complexo Oeste de Saúde).

O tratamento geralmente é necessário para as pessoas que se recuperaram da doença causada pelo novo coronavírus somente após um longo período de internação em que foi necessário o uso de ventilação mecânica. Nesses casos, é exigido que o paciente retorne às atividades habituais apenas após um processo gradual, o que ocorre de forma rápida e eficaz com o programa de reabilitação respiratória executado pela prefeitura.

Para ter acesso ao serviço é necessário estar fora do período de transmissão e ter encaminhamento médico para a fisioterapia respiratória. As unidades de saúde ficarão responsáveis pelo agendamento local e atendimento desses pacientes, conforme disponibilidade de dia e horário.

Fisioterapia Respiratória

De acordo com os fisioterapeutas Jerônimo Correia e Débora Fortes, do CER Oeste, a fisioterapia respiratória vem para atuar tanto preventivamente na expansão pulmonar, quanto na parte curativa e de reabilitação, principal proposta do serviço.

“Os pacientes estão chegando aqui, num período de 14 dias após os sintomas, em média, e começam a trabalhar para recuperar a função pulmonar, cansaço, fôlego para retomar a qualidade de vida que tinham anteriormente”, destacou Jerônimo.

A fisioterapeuta Débora ressaltou a importância do atendimento aos pacientes que ficaram por muito tempo internados nos hospitais e que perderam, de certa forma, o condicionamento físico. “Estamos acompanhando esses pacientes, inclusive os que ficaram em UTI, então eles relatam que sentem cansaço, a cada cem metros que andam, e a fisioterapia trabalha justamente a expansão e condicionamento do paciente”, explicou.

Leia mais:
Ministério da Saúde: pessoas com sintomas iniciais devem procurar hospital
Covid-19: máscara reduz crescimento de novos casos
100% das unidades hospitalares do interior do AM já têm respiradores

Com informações do G1*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui