Amazonenses com câncer poderão ter transporte intermunicipal grátis

0
149
Projeto é de autoria do deputado estadual Felipe Souza (Patriota)

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) um projeto de Lei (PL 286/2020) que pretende conceder passagem intermunicipal gratuita às pessoas com câncer. A proposta é de autoria do deputado estadual Felipe Souza (Patriota) e assegura que pessoas com a doença e que possuam renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos sejam beneficiadas.

O texto do projeto determina que gratuidade vigore enquanto durar o tratamento do paciente e que para a concessão do passe-livre deve ser apresentado o diagnóstico com especificação do tratamento, sua duração e necessidade de deslocamento, à empresa responsável pela linha intermunicipal respectiva.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou, no início deste ano, uma projeção de que o estado do Amazonas deve registrar 5,2 mil novos casos de câncer só em 2020. A assessoria de comunicação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, informou que cerca de 184 pacientes do interior do Amazonas abriram prontuários na unidade hospitalar, entre janeiro e junho deste ano, para iniciar o tratamento.

“Eu já ouvi relatos de pacientes que precisam vender seus pertences para conseguir vir se tratar aqui no FCecon. Muitos deles, a maioria, não vêm sozinho, precisam de um acompanhante, ou seja, são custos altos e se pudermos minimizar isso, nem que seja na locomoção dessas pessoas, nós o faremos.” declarou o deputado.

Na justificativa da proposta, o parlamentar disse, ainda, que a proposição tem a finalidade de atender às necessidades da população acometida por esta triste doença, e que são financeiramente carentes. “A Lei Federal 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, não deixa dúvidas de que a saúde necessita de um conjunto de ações promovidas pelos três níveis da Federação”, argumentou.

Leia mais:
Com medo, pessoas não vão a hospital tratar infarto ou câncer
Em 2019, Senado ampliou acesso a exames que detectam câncer
FCecon oferece cirurgia inovadora sem cicatriz contra câncer de tireoide

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui