DataFolha: 47% têm “muito medo” de contrair a Covid-19

0
70
A pesquisa foi feita nos dias 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas, por telefone. (Foto: divulgação)

O Instituto Datafolha divulgou na noite de segunda-feira (29) um levantamento que mostra que 47% dos brasileiros tem muito medo de contrair o novo coronavírus. Além disso, 51% só saem de casa quando é inevitável. Mas, apesar de quase metade dos entrevistados dizer que têm muito medo de contrair a doença, a pesquisa também mostrou que o isolamento caiu no país: a proporção de pessoas que relataram sair de casa somente quando é inevitável foi de 18% no começo de abril, chegou a 21% no mesmo mês, mas caiu para 12% no mês de junho.

A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Por causa da pandemia, o levantamento do DataFolha foi realizado por telefone, método que, segundo o instituto, não tem a mesma eficácia das pesquisas presenciais nas ruas e nos domicílios.

O DataFolha perguntou ao entrevistado sobre o medo de ser infectado e a maioria, 47%, afirmou ter muito medo. Segundo a pesquisa, a proporção de pessoas que relatam ter muito medo é maior entre mais pobres (51% contra 36% entre os mais ricos), mulheres (53% contra 41% dos homens), e moradores da região Nordeste (52%).

A pesquisa mostra, no entanto, que os mais pobres se isolam mais que os mais ricos. Entre os entrevistados com renda familiar de até dois salários mínimos, 14% relataram estar em isolamento total. Essa proporção cai conforme a renda aumenta, e chega a 8% entre os que têm renda mensal de mais de 10 salários.

O isolamento é considerado a medida mais efetiva para frear o avanço da doença, uma vez que o coronavírus é transmitido quando se entra em contato com secreções contaminadas, como saliva, espirro ou catarro, seja diretamente (quando se conversa com alguém infectado, por exemplo), seja pelo toque em superfícies contaminadas, seguido do contato com boca, olhos ou nariz. O uso de máscaras também é indispensável para conter o avanço da Covid-19.

Leia mais:
Coronavírus: remédio para hepatite é eficaz contra a covid-19, diz estudo
Planos de saúde são obrigados a custear exame de Covid-19
Sobreviventes de coronavírus estão sob risco de ‘estresse pós-traumático’

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui