Governador do Amazonas quer “virada na economia” no 2º semestre

0
136
Governador vai reduzir estruturas e reavaliar planejamento e orçamento de todas as secretarias (Foto: Secom)

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), se reuniu nesta segunda-feira (1º) com os titulares das secretarias estratégicas do seu governo para alinhar o planejamento do Estado para o segundo semestre deste ano. Durante o encontro, Wilson destacou os avanços da área da saúde em relação ao combate do novo coronavírus, que já soma mais de 41 mil casos no estado. O governador ressaltou a ampliação de leitos e da assistência na capital e no interior, bem como os impactos da pandemia na economia e na arrecadação estadual.

“Os dados indicam que passamos pelo pior momento da pandemia, agora precisamos manter os números com as medidas naturais de orientação e restrição. Mas vamos ter um outro problema, que é o econômico, e desse daí não podemos fugir. Vamos ter que fazer a virada, agora é o ponto de fazermos os ajustes, mudar a nossa estratégia. Ela tem que ser mudada porque a situação não é a mesma de quando começamos o ano”, disse o governador, enfatizando que o estado deve ter perdas de cerca de R$ 1,5 bilhão até o fim do ano, de acordo com projeções da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Wilson determinou que os técnicos do Governo do Estado elaborem, para os próximos 30 dias, um planejamento para a readequação de projetos e estruturas, com foco no trabalho transversal. A proposta é que, no período pós-pandemia, sejam priorizadas as áreas estruturantes, como saúde, segurança pública, social, economia e educação. “A partir de hoje estamos fazendo uma reformulação do Estado. Vamos ter que cortar estruturas, reavaliar o planejamento de todas as secretarias, reavaliar todo o orçamento. Nesse momento é hora de pensar no coletivo. Vamos debater novas ideias, ajustar projetos em curso, identificar oportunidades, propor programas e dar novos formatos a eles. Temos que focar agora no que é vital e essencial”, acrescentou.

A reunião contou com a participação do vice-governador Carlos Almeida, que comentou ser este um momento de reconstrução. “Esse é, sim, um momento de reconstrução por um motivo muito simples: o coronavírus vai passar, assim como qualquer outra crise no mundo já passou. A questão é o day after (dia seguinte)”, afirmou ele.

Para Wilson Lima, o retorno gradual e responsável das atividades econômicas, que teve início nesta segunda-feira (1º), faz parte desse processo. Ele destacou também a retomada das obras de infraestrutura do Estado na capital e no interior como parte dos esforços para a recuperação econômica. “Nós precisamos dizer a que viemos, precisamos mostrar isso, e só conseguimos se tivermos esse foco. Nós vencemos muitas etapas e momentos difíceis, e o que é importante na nossa equipe é a capacidade que temos de nos reinventar”, finalizou.

Leia mais:
Prefeitura anuncia reforma administrativa com extinção de secretárias
Queda na arrecadação será observada a partir deste mês, diz secretário de Fazenda
Wilson Lima anuncia liberação de mais R$ 23,4 milhões do FTI aos municípios do AM

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*
*Com informações da Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui