Bolsonaro autoriza Forças Armadas no Amazonas para ‘garantia da ordem’

0
332
(Foto: Tereza Sobreira/Ministério da Defesa)

A pedido do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o presidente da República, Jair Bolsonaro, autorizou o emprego das Forças Armadas no Estado do Amazonas em despacho publicado no DOU (Diário Oficial da União), na edição desta quinta-feira, 28.

“Considerando o disposto no art.  do Decreto nº 10.341, de 6 de maio de 2020, e no Ofício nº 161/2020 – GE, de 22 de maio de 2020, do Governador do Estado do Amazonas, autorizo o emprego das Forças Armadas no Estado do Amazonas, nos termos do disposto no referido Decreto”, diz trecho do despacho de Bolsonaro.

O decreto citado por Bolsonaro foi publicado no último dia 6 de maio e autoriza o uso das Forças Armadas “na Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias”, no período de 11 de maio a 10 de junho de 2020, na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal.

O decreto estabelece que a autorização tem objetivo de realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionada ao desmatamento ilegal; e o combate a focos de incêndio. Também prevê que as Forças Armadas irão atuar em “articulação com os órgãos de segurança pública”, sob a coordenação dos comandos definidos pelo Ministério da Defesa.

Veja o despacho do presidente Jair Bolsonaro:

Leia mais:
Afastamento e morte em combate à COVID-19 poderão motivar auxílio
Prefeito de Manaus, xingado por Bolsonaro prepara queixa-crime por injúria contra ele
Governo do AM divulga plano de reabertura do comércio em Manaus

Com informações do Portal Amazonas Atual*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui