Vereador propõe barreira sanitária permanente em Manaus

0
188
O vereador Amauri Colares (Republicanos) apresentou, à Câmara Municipal de Manaus, um projeto (147/2020) que propõe a implantação de barreiras sanitárias permanentes em Manaus (Foto: reprodução)

O vereador Amauri Colares (Republicanos) apresentou, à Câmara Municipal de Manaus, um projeto (147/2020) que propõe a implantação de barreiras sanitárias permanentes nos logradouros de acesso ao município de Manaus, enquanto durar o plano de contingência para combate da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus. 

De acordo com a redação da proposta, o objetivo é a verificação obrigatória do quadro de saúde das pessoas, como parte do plano de contingência, para controle e diminuição da transmissão da Covid-19 na capital amazonense. O artigo 3º do projeto de Lei também determina que a barreira sanitária seja implantada mediante ação conjunta do Manaustrans, BATRAN, PMAM e Vigilância Sanitária.

O texto da propositura prevê, também, que as barreiras sanitárias sejam instaladas próximas aos logradouros de acesso de aeroportos, portos e rodoviárias. Pela proposição, deverão ser registrados em boletim epidemiológico os dados cadastrais pessoais de todos que foram abordados pela barreira, bem como origens e destinos, consulta de sintomas e avaliação médica caso necessário durante a abordagem.

Pelo projeto de Lei, os casos de contaminação detectados nas barreiras sanitárias deverão ser imediatamente notificados à Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) para compor os relatórios diários de avanço da doença em Manaus. A proposta tem vigência temporária de seis meses, podendo ser renovada por igual período enquanto perdurar a propagação do novo coronavírus.

Na justificativa do projeto, o vereador Amauri argumenta que sua proposta “busca implementar medidas para a verificação de pessoas contaminadas e encaminhá-las aos hospitais para imediato tratamento, a fim de frear a crescente curva de contaminação e garantir a segurança na transição de pessoas que passam pelas barreiras municipais, seja ela nas vias aéreas, rodovias e fluviais, que devem ser intensificados para combater com maior eficiência essa pandemia do coronavírus”.

Leia mais:
Vereador quer transporte gratuito para profissionais de saúde em Manaus
Manaus pode ter mais de 200 mil casos de Covid-19, aponta pesquisa
Distanciamento social pode ter evitado morte de 2,5 mil em Manaus

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui