Quem são os pré-candidatos à prefeitura de Manaus?

0
510

O Portal Projeta realizou um levantamento dos principais pré-candidatos à prefeitura de Manaus, com base em anúncios já feitos pelos políticos manauaras. Há sete meses das eleições municipais, alguns partidos ainda seguem sem essa declaração formalizada ou com disputa interna, como é o caso do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem o deputado estadual Sinésio Campos, o deputado federal José Ricardo e o vereador Sassá da Construção Civil brigando pelo posto de candidato. Só que de acordo o calendário do Partido dos Trabalhadores, aprovado por unanimidade, os pré-candidatos têm até o dia 20 de março para negociar um acordo dentro do partido e evitar a votação interna.

O vereador manauara Chico Preto também é um dos nomes confirmados para concorrerem à prefeitura da capital amazonense. O parlamentar antecipou a data de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realizar a mudança de partido. O vereador deixou o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e se filiou ao Democracia Cristã (DC) no dia 30 de novembro do ano passado, para se alinhar ao discurso bolsonarista.

O vereador Hiram Nicolau (PSD) anunciou, no dia 26 de novembro, a pré-candidatura à prefeitura de Manaus e afirmou, durante uma plenária na Câmara Municipal, que vai seguir como candidato dentro da sigla. “Peço à presidência do partido que faça as prévias. Iremos sentar e discutir os problemas e as soluções de Manaus”, disse o parlamentar.

O vereador Carlos Portta (PSB) também sinalizou seu interesse em ser candidato como prefeito, durante um discurso na tribuna da Câmara de Manaus no dia 10 de dezembro. Em entrevista à Crítica, o parlamentar disse que o partido deve se posicionar este ano em cenário local. “Eu coloco o meu nome à disposição do partido e à população de Manaus”, disse o vereador. O deputado Estadual, Serafim Corrêa, que também é do PSB, preferiu não se pronunciar sobre a fala de Portta. E em relação à candidatura dele, disse à reportagem que “o partido tomará suas decisões no momento próprio”.

Silas Câmara (Republicanos) afirmou que o partido terá candidatos à Câmara em todos os 62 municípios amazonenses e disputará a prefeitura em mais de 15 deles, incluindo Manaus. Silas destacou que o partido terá um resultado satisfatório no Estado, “Acredito que seremos um grupo forte, unido e muito participativo, iremos eleger diversos prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras em todos os municípios do Estado. Também não descarto minha pré-candidatura à prefeitura de Manaus”, destacou. O partido também poderá lançar o deputado federal Alberto Neto, como já fora anunciado.

A deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) também não dispensa a possibilidade de concorrer ao pleito municipal. A parlamentar ressaltou ao jornal A Crítica que sente preparada para administrar a capital. “Quem vai decidir é o meu partido. Mas acredito que talvez seja a hora de um olhar que tenha conhecimento técnico, mas que tenha também uma sensibilidade feminina para dar mais atenção para as pessoas e para os problemas da nossa cidade, como a questão da saúde”.

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) comentou que se coloca à disposição do partido para concorrer às eleições. O parlamentar acrescentou que em Manaus se devem enfrentar problemáticas como a falta de mobilidade urbana e o crescimento demográfico. “Não é permitido mais se construir uma cidade com invasões. Isso cobra uma manutenção da máquina muito maior”, disse o deputado.

As etapas do processo eleitoral estão descritas no cronograma previsto na Resolução TSE nº 23.606/2019, que estabelece, mês a mês, as datas do Calendário Eleitoral.

Calendário das eleições de 2020

06/05 – Último dia para os eleitores regularizarem a situação junto a Justiça Eleitoral
16/06 – Previsão de divulgação pelo TSE do valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanha
20/07 a 05/08 – Período para realização das convenções partidárias
14/08 – Data final para registro de candidatura na Justiça Eleitoral
16/08 – Data que será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet
04/10 – Dia do primeiro turno
25/10 – Dia do segundo turno
18/12 – Último dia para diplomação dos eleitos

Leia mais:
PT decidirá candidato para a disputa pela prefeitura de Manaus
Josué esclarece motivos que o fizeram adiar candidatura à Prefeitura de Manaus
Sassá anuncia pré-candidatura para Prefeitura de Manaus

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui