Hemoam alerta para o baixo estoque de sangue no Carnaval

0
167
Para ser considerado regular e satisfatório, o estoque mínimo do Hemoam precisa ter pelo menos 800 bolsas armazenadas ou o equivalente a 250 doações de sangue diárias.

Nesta época do ano, a quantidade de doadores de sangue diminui porque muitos viajam, mas a demanda aumenta significativamente. Por isso, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) anuncia que a preocupação da instituição está, principalmente, entre 26 e 29 de fevereiro, e que a tendência para a falta de doadores a partir da quarta-feira de Cinzas (dia 26) pode afetar os níveis do estoque de sangue do hemocentro, cuja média de comparecimento deve ser no mínimo de 150 doações por dia.

Para ser considerado regular e satisfatório, o estoque mínimo do Hemoam precisa ter pelo menos 800 bolsas armazenadas ou o equivalente a 250 doações de sangue diárias. “Precisamos sensibilizar a população para que compareçam principalmente nos dias após as festas”, disse a assistente social da Gerência de Captação de Doadores do Hemoam, Noemy Priante.

De acordo com informações do site do Hemoam, os tipos sanguíneos que estão com estoque em nível crítico são ‘O’ negativo e ‘B’ negativo. Os demais estão com níveis regulares, ou seja, dentro do mínimo esperado.

Funcionamento no Carnaval

A coleta de sangue na sede do Hemoam funcionará normalmente das 7h às 18h no sábado de Carnaval (22). Na segunda-feira (24), o hemocentro funcionará das 7h às 13h. Já na terça-feira (25), a unidade não funcionará. Na quarta-feira de Cinzas (26), estará aberto das 13h às 18h. O Hemoam está localizado à Avenida Constantino Nery, número 4397, no bairro Chapada, na região centro-sul de Manaus. A unidade de coleta da maternidade Ana Braga, no São José, não funcionará no Carnaval, retornando as atividades na quinta-feira (27).

Hemoam na Avenida

O tradicional Bloco do Vampirão abrirá os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Manaus 2020, no dia 22 de fevereiro, junto com outras fundações hospitalares estaduais, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo). O objetivo do bloco é conscientizar a sociedade para a importância da doação voluntária de sangue e garantir um estoque adequado para atender as demandas dos hospitais e prontos-socorros do Amazonas. O tema do bloco em 2020 é “Antes de cair na folia, doe sangue com segurança”.


Quem pode doar?

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar acompanhados dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento oficial com foto.

Leia mais:
Hemoam usa aplicativo para convocar doadores de sangue
Obras do Hospital do Sangue avançam e entrega deve ser antecipada
Atletas se unem em prol da doação de sangue

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
*Com informações da assessoria do Hemoam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui