Fala de Paulo Guedes sobre empregada ir à Disney gera revolta

0
231
Guedes diz que dólar alto é bom: 'empregada doméstica estava indo para Disney' (Foto: reprodução)

Durante um evento nesta quarta-feira (12) em Brasília, o ministro da Economia, Paulo Guedes, usou um exemplo para justificar a alta do dólar que tem gerado revolta nas redes sociais. O ministro do Governo Bolsonaro disse que o dólarmais alto é “bom para todo mundo”. Ele afirmou que, com o dólar mais baixo, todos estavam indo para a Disney, nos Estados Unidos, inclusive a “empregada doméstica”. E recomendou que os brasileiros viajem pelo Brasil.

“O câmbio não está nervoso, [ele] mudou. Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para Disneylândia, uma festa danada. Pera aí, vai passear ali em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai para Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu, vai passear no Brasil, vai conhecer o Brasil. Está cheio de coisa bonita para ver”, comentou.

O ministro ainda acrescentou: “todo mundo tem que ir para a Disneylândia conhecer um dia, mas não três, quatro vezes por ano. Porque com dólar a R$ 1,80 tinha gente indo quatro vezes por ano. Vai três vezes para Foz do Iguaçu, Chapada Diamantina, conhece um pouquinho do Brasil, vai ver a selva amazônica. E na quarta vez você vai para a Disneylândia, em vez de ir quatro vezes ao ano”.

Assista a fala de Paulo Guedes na íntegra:

A fala do ministro provocou reação e revolta nas redes sociais. Na manhã desta quinta-feira (13) Paulo Guedes era o primeiro assunto mais comentado nos Trend Topics do Twitter. A abordagem dele foi comentada por muitos políticos de oposição e teve até mesmo quem procurou argumentos para defendê-lo.


Em sua coluna no jornal O Globo, a jornalista Miriam Leitão afirmou que a declaração de Guedes revela preconceito social e desinforma sobre o dólar. (Leia mais)

O Núcleo de Acompanhamento de Políticas para as Mulheres (NAPP Mulher) também emitiu uma nota de repúdio à fala do ministro da Economia: Paulo Guedes, ministro da Economia de Bolsonaro, mais uma vez evidenciou o projeto racista, classista e misógino do atual governo: sua declaração de que o dólar alto é “bom pra todo mundo”, porque quando o real estava mais valorizado era uma “festa danada”, pois empregadas domésticas iam à Disney é asquerosa. A fala de Guedes evidencia sua mentalidade escravocrata, seu verdadeiro ódio ao povo brasileiro e seu completo desrespeito a quem realmente trabalha no país. O projeto que defende, pelo contrário, é para enriquecer seus amigos banqueiros e especuladores internacionais”, disse em nota.

Leia mais:
Serafim Corrêa repudia críticas de Paulo Guedes sobre a Zona Franca

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui