Ação do RenovaBr cria horta comunitária em Manaus

257

O bairro Educandos, em Manaus, recebeu neste sábado (5), o projeto Renovar o Brasil (RenovaBr), na praça Antônio Plácido de Souza, com o tema “Plantar amor é colher liberdade”. No local, foi implantada uma horta comunitária, com a participação de reeducandos (membros do RenovaBr) e comunidade. O objetivo do encontro foi de promover a segurança alimentar na comunidade do Educandos, facilitar a integração entre pessoas que cumprem penas privativas de liberdade e fomentar o debate sobre preconceitos existentes. A ação foi realizada exatamente há um ano das eleições municipais de 2020.

O RenovaBr é uma escola de formação política, cuja iniciativa nasceu na sociedade civil, com o objetivo de preparar novas lideranças para entrar para a política. A ação aconteceu em cidades de todo o país e reuniu mais de mil alunos do projeto. Praças, parques, creches, quadras esportivas e outros equipamentos públicos em mau estado foram renovados, como uma atividade da escola.

De acordo com a responsável pela ação em Manaus, Juliana Afonso, o projeto visa esclarecer a população sobre a importância da ressocialização, pois todos estão sujeitos a cometer erros. “Com esse projeto pretendemos que as pessoas entendam que todos  somos passíveis de cometer erros, mas que todos também podemos produzir coisas boas. E que muitas pessoas que já passaram pelo nosso sistema prisional também gostam de trabalhar e fazer o bem”, explicou.

Sobre a horta, Juliana destaca que tem uma simbologia para a comunidade. “A horta tem uma simbologia muito importante, porque deixa bons frutos para sempre, se as pessoas cuidarem direito, e terão sempre a oportunidade de ser gratas a estas pessoas que doaram seu tempo pra concretizar isso, olhando-as com outros olhos. Renovar o Brasil, pra mim, acima de tudo, se trata de renovar as nossas ideias que estão erradas, o que pensamos sobre essas pessoas e como as tratamos muito errado”, ressalta.

Sobre o RenovaBR

  • O instituto seleciona e prepara pessoas do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importam partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar pessoas dispostas a dialogar e que tenham comprometimento ético.
  • O RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos.

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui