Manaus tem queda no número de incêndios em residências

291
Índice representa redução de 88,1% em relação ao mesmo período do ano anterior (Foto: Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas registrou, de janeiro a julho deste ano, 188 casos de incêndios em residências só em Manaus. Apesar de expressivo, o número apresenta uma redução de 88,1%, se comparado com o mesmo período de 2018, em que foram contabilizados 320 incêndios desta natureza. Segundo o Corpo de Bombeiros, o principal motivo do declínio é a realização de projetos sociais que trabalham a prevenção e conscientização da população.

O segundo-sargento Denis Wilson Ferreira, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, explicou com exclusividade ao Portal Projeta que, apesar da queda, o Corpo de Bombeiros continua intensificando o trabalho de prevenção. Na opinião do bombeiro, o acidente acontece quando a prevenção falha. “Estamos aumentando, desde o ano passado, as fiscalizações no comércio e na indústria, onde estão sendo cobrados o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, as brigadas atuantes e o sistema fixo de combate à incêndio operante dentro desses estabelecimentos”.

O militar contou ainda que, em 2018, diversos trabalhos de prevenção foram realizados pelo órgão. “Nós fizemos o Bombeiros na Comunidade, um curso de brigada de incêndio para as comunidades de Manaus e região metropolitana. Nós temos o programa educacional Bombeiro Mirim, que além de Manaus, está presente em todos os outros municípios do Amazonas onde tem bombeiro militar. São 11 municípios e nós já atendemos mais de 500 crianças com este programa”, destacou.

Um trabalho de conscientização com a população idosa também é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. “Nós temos o programa Terceira Chama, que atende aos nossos idosos e proporciona o bem-estar a eles, além dessa consciência e senso crítico em relação à prevenção contra incêndios e acidentes domésticos”, ressaltou o segundo-sargento.

Em casos de incêndio em residências, a população deve ligar imediatamente para o número 193 e sair do imóvel. No site do Corpo de Bombeiros é possível conferir a uma lista de dicas de segurança para prevenir os casos de incêndio. Listamos algumas abaixo, mas você pode acessá-las na íntegra pelo link www.cbm.am.gov.br/cbmam/index.php/dicas-de-seguranca

Principais medidas de segurança:

  • Não realizar ligações clandestinas na rede elétrica
  • Evitar utilizar ligações múltiplas (extensões e benjamins)
  • Evitar deixar aparelhos eletroeletrônicos ligados sem necessidade de uso
  • Realizar manutenção preventiva da rede elétrica
  • Não deixar panelas com o fogão aceso sem supervisão
  • Fazer a manutenção preventiva da mangueira e do registro do gás de cozinha
  • Em caso de quedas de energia, desligue os aparelhos eletroeletrônicos da tomada
  • Não fazer queima de materiais para limpeza de terrenos
  • Não utilizar acessórios (para celulares, e o mesmo vale para o gás de cozinha) sem inspeção de qualidade
  • Avaliar aquisição de extintores de incêndio para combater o fogo dentro ou fora de casa.

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui