Sangue AB+ tem estoque crítico no Hemoam

765

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), vinculada à Secretaria de Saude do Estado, está com estoque crítico de bolsas de sangue tipo AB positivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que entre 1% e 3% dos habitantes de um país sejam doadores. No Brasil, dezesseis brasileiros em cada mil são doadores de sangue, o que representa 1,6% da população. 

Doadores de todos os tipos sanguíneos podem comparecer ao hemocentro a fim de garantir o abastecimento de sangue para todo Estado. Apesar do estoque crítico registrado nesta época ser do sangue AB positivo, os demais tipos sangüíneos também estão sempre em alerta. No momento, estão em 50% do total esperado, conforme gráfico do site do Hemoam (hemoam.am.gov.br).

Para doar sangue é necessário estar com boa saúde, bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos, peso a partir de 50 quilos e munido de documento de identidade com foto. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, varia de 30 a 60 minutos.

O horário de funcionamento do Hemoam é de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Avenida Constantino Nery, 4.397. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3655-0140. Já o posto de coleta da Maternidade Ana Braga está aberto de segunda a sexta, das 8 às 13h.

Confira no quadro abaixo quem doa para quem e quem recebe de quem:

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui