Mineração em terras indígenas causa discussão no Congresso Nacional do PT

1031

Na última quinta-feira (22), Manaus recebeu o ciclo de debates do 7º Congresso Nacional do PT, no auditório Deputado Belarmino Lins. Membros das nove chapas apresentaram propostas para os rumos do partido e ao que chamam de “enfrentamento aos retrocessos que o Brasil atravessa com o governo de Jair Bolsonaro (PSL)”.

Mais de 30 mil pessoas acompanharam os debates via live nas redes sociais.

O momento de maior tensão aconteceu durante a fala de Valter Pomar, professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC e membro da chapa: “Em tempos de guerra a esperança é vermelha”. Pomar citou Sinésio Campos, Presidente estadual do PT. Ele chamou atenção para a mineração em terras indígenas e mencionou que Campos defende esta prática, agindo em desacordo com a política do próprio PT.

Diante da fala, Sinésio interrompeu Pomar por duas vezes, que argumentou: “não faz parte das regras que o presidente do partido fique na mesa interferindo. Quero pedir respeito”.

Ao final do discurso, justificou-se a permanência de Sinésio à mesa, com as regras do debate: “a coordenação da mesa de trabalho será de responsabilidade de um membro da Coordenação da Organização Nacional eleitoral e de um representante da direção do Estado indicado pela respectiva comissão executiva estadual”, no caso, o presidente Sinésio Campos. O que não justifica a interferência.

Com os ânimos ainda exaltados, tanto de alguns os membros, quanto da plateia, os representantes das chapas finalizaram suas teses.

Você pode conferir a reunião completa no vídeo:

2 COMENTÁRIOS

  1. A matéria sobre o debate contém uma incorreção.
    As regras do debate não permitiam a interferência perpetrada pelo presidente do PT no debate.
    As regras permitiam que ele estivesse à mesa.
    Tanto é assim que a contagem do tempo foi interrompida.
    Portanto não procede a expressão “justificou-se a interferência”. Assim como não é justificável a posição de mérito do deputado, acerca da mineração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui