FreeSom estimula interação entre artistas e mudança social

719

Um projeto de música contemporânea brasileira que promete ir além, com uma proposta sensorial diferente. Esse é o FreeSom: a experiência de imersão em que o agente propulsor é a igualdade de classe, gênero, raça e propósito. A primeira fase do projeto ocorrerá no La Casa Pub e terá início no dia 3 de agosto, sua primeira atração nacional será o cantor Rodrigo Alarcon, alinhada a apresentação de outros artistas da cena local de Manaus.

“A gente acredita na música como ferramenta da transformação. Que o som vibra e reverbera, e quando reverbera inclui, absorve e ressignifica. O que apresentaremos aqui, por meio de uma curadoria focada na evolução do ser são os bons sentimentos, porque estes são a ponte para um novo agora. Que a diversidade, mais do que um apelo é a fórmula da nova cultura. Da cultura que acolhe, que representa, que empodera e que reconhece o amor como fator essencial da nova consciência”, disse Ana Portela, uma das idealizadoras do projeto e produtora cultural.

O diferencial

O FreeSom acontece de agosto a dezembro, se desdobrando em imersões que acontecem na última semana de cada mês, com a proposta de entregar trocas, rodas de conversa, ações de formação e informação através deste projeto sociocultural. “Acreditamos que é assim, com essa partilha é que vamos ampliando horizontes, apresentando novas perspectivas e então criando novas realidades”, comentou a produtora.

Como uma manifestação cultural que quer se fazer presente, o FreeSom tem no seu DNA a responsabilidade social de contribuir para um melhor futuro ao incentivar diálogos e pensamentos favoráveis ao mundo como ele é. Por isso, foi criado o “ingresso solidário”, que com o apoio da Secretaria de Educação do Município (Semed), selecionou perfis de escolas – ensino infantil – que receberão doações foçadas no desenvolvimento intelectual da criança. Já para jovens e adultos, o projeto desenhou ações de troca juntamente com o Impact Hub, no intuito de apresentar novas perspectivas e ampliar os horizontes sociais dos alunos do PROJOVEM.

Mais que um diferencial do projeto, essas parcerias reúne pessoas que compreendem a essência e o porquê da importância de “Bater FreeSom”. A agência cultural Tripé – que assina a realização – junto ao La Casa Pub, que recebe introjeto, se juntaram a nomes referência na cena manauara, tais como: Casa Cinco Projetos, FUÁ, Impact Hub Manaus, Sonora Music, Guarany Tintas e Container Hostel, todas as marcas contribuem de modo efetivo com o FreeSom, aparecendo assim como co-realizadores, visto que um dos focos da iniciativa é também fomentar o pensamento e a ação coletiva.

Sinta a música

Entre os nomes nacionais da cena contemporânea já selecionados estão além do Rodrigo Alarcon, cantores como Ekena, Bia Ferreira, Doralyce e mais. “A idéia é que cada show traga uma mensagem essencial: amor, força, representatividade, combate ao racismo e classismo, empoderamento e assim segue”, explicou Ana Portela, idealizadora do FreeSom.

Entre as atrações locais, a primeira fase conta com a experiência de palco de Rodrigo Alarcon, compartilhando música e ideias com: Gabi Farias, Bruno Rodriguez, Bel Martine, Luiza Ribeiro, Edga Carolyn e Jade Safirah. A intenção é que todos façam uma troca dentro e fora do palco, por isso o evento propõe também as rodas de conversa, workshops, intervenções artísticas e outras surpresas, se utilizando dos espaços dos parceiros.

Sobre a atração

Rodrigo Alarcon, tem 25 anos, e é capricorniano – além disso, ele é considerado pela blogosfera como a nova cara da música popular brasileira. Nasceu em Sorocaba e foi criado em Mogi das Cruzes. Seu projeto solo tem uma pegada acústica e delicada, enquanto suas letras versam sobre a simplicidade do cotidiano, como uma xícara de café.


Em 2015, Rodrigo viralizou com seu vídeo caseiro de “O lado vazio do sofá”. Durante os anos seguintes, ele foi montando seu EP ‘Parte’ — com sete músicas. ‘Parte’ ainda não tem data de lançamento definida, mas mescla samba, rock, baião, MPB e outros ritmos brasileiros.

Um dos singles de maior destaque de ‘Parte’ é “Amor Acidente”, música em que Alarcon divide os vocais com a Liniker, um dos maiores nomes da world music atual.

Ingressos

Na hora da compra, você pode optar pelo passaporte, movido pela #tamojuntoFreeSom , ele dá acesso aos três primeiros shows da primeira fase – Rodrigo, Ekena e Bia Ferreira +Doralyce.

E também a opção do ingresso solidário, onde você ajuda crianças de uma creche diferente do ensino infantil do Município. Isso por meio da doação de jogos e brinquedos educativos no dia do show, ou a meia entrada de acordo com os lotes.

Serviço

O quê: FreeSom ( @_freesom)
Quando: 03 de agosto
Onde: La Casa Pub, Morada do Sol.
Ingresso: https://www.sympla.com.br

Mais Informações:
Ana Portela – Produtora Cultural, Curadora FreeSom e Idealizadora do Projeto
+55 (011) 9 8719-1547

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui