Amazona Punk: Exposição feita por mulheres incentiva produção artística feminina no Norte

0
495
Exposição acontece neste sábado (20) às 17h no Do Lado bar.

Yolanda Bento, do Portal Projeta – Um evento 100% organizado e composto por mulheres, que tem o objetivo de incentivar a produção artística feminina no Norte e, quiçá, sua consolidação no cenário musical: esse é o Amazona Punk, uma exposição que pretende agregar artistas e apreciadores da arte (em todas as suas formas).

A ideia da exposição, que acontece neste sábado (20), às 17h, no bar Do Lado -também comandado por mulheres-, surgiu quando algumas amigas, todas ao mesmo tempo, perceberam que o mercado de eventos de arte, e da arte propriamente dita, tem crescido bastante em Manaus.

Porém, os eventos da cena eram sempre organizados, e muita vezes protagonizados, por homens. “Não achamos isso legal (nem justo, porque às vezes alguns querem trazer umas discussões que não pertencem a eles), e aí queríamos ter esse espaço em que as mulheres pudessem expor, organizar, se incentivar e fazer ainda mais arte”, explica Mariana Franco, uma das organizadoras.

A exposição vai contar com 16 mulheres que criam todo tipo de arte, desde colagem, ilustrações, fotografia, poesia e poema, até bordado e pinturas. As artistas foram escolhidas a partir de um edital que teve mais de 30 inscrições, o que mostra que a comunidade artística feminina de Manaus anseia por um espaço em que elas podem ter a sua voz reconhecida.

Além de ajudar a construir esse espaço em forma de evento em que a arte dessas pessoas é valorizada e incentivada, nós esperamos que chegue mais longe e mostre pra todos os artistas que precisamos nos unir pra conseguir nosso lugar sob o sol – ter essa profissão reconhecida como tal, ser pagos por isso, reconhecidos pelos nossos esforços, disse Mariana

Sobre o evento 

A exposição artística Amazona Punk será embalada pelo som de três mulheres, a Olivia de Amores, Renata Martins e Bia Ventureli. Além disso, a tarde vai ser regada à comida e bebida assinadas pelo bar Do Lado, que fica no centro e tem o Teatro Amazonas como pano de fundo.

“Vamos ter 3 atrações musicais, algumas mulheres do coletivo discotecando entre uma apresentação e outra, além de uma instalação artística. Também vamos ter uma lojinha do Amazona Punk que vai vender adesivos, caderninhos, e zines do evento, entre outras coisinhas, pra ajudar a custear as despesas”, explica Mariana.

O ingresso custa R$10 e pode ser comprado online e na hora do evento, no Do Lado, localizado na Rua Costa Azevedo, 159, Centro.

“Porém só vamos fazer umas 150 pulseiras, e após lotar 100 pessoas, as outras 50 só podem entrar se alguém sair”, alerta a organizadora.

Para saber mais sobre o evento, é só acessar o perfil do Instagram As Nortistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui