Cosméticos unem misticismo, sabedoria das plantas e (re)conexão com a natureza

0
598

Yolanda Bento, do Portal Projeta – “A Cheiro Cigano é um projeto de vida”, diz Paulo Simonetti, criador da loja virtual que une o misticismo da vida, a sabedoria das plantas e o encantamento do conhecimento tradicional afro-indígena em cosméticos artesanais, veganos e naturais.

“Esse projeto iniciou-se com a proposta da transformação dos ciclos que nos guiam na vida e nos direcionam para a natureza que há em nós e a do nosso redor. Uma reflexão sobre o lugar que ocupamos na natureza e as relações visíveis e invisíveis que nos fazem ser quem somos”, diz Paulo.

O idealizador do projeto, Paulo Simonetti.

Paulo cresceu em Manaus, escutando sobre o uso de chás e ervas e tomando ‘banho de cheiro’ para afastar mal olhado. A experiência com a conexão entre a natureza interior e exterior o encantaram e fizeram com que ele seguisse a área de Engenharia Química e nela, trabalhasse sobre a Amazônia e seus recursos.

“Essa loja virtual é só uma forma de externalizar toda essa mistura de conhecimentos tradicionais, religiosos, ancestrais e científicos sobre a Amazônia que me moldaram como pessoa”, explica Paulo.

O idealizador da Cheiro Cigano é engenheiro químico de formação, com mestrado em Biotecnologia e mais três anos de pesquisa em Fitoquímica.

A Cheiro Cigano

O fluir da vida e o chamado da natureza levaram Paulo por um caminho de (re)conexão com a sabedoria das plantas.

Foi durante a faculdade, em 2011, que Paulo começou a fazer seus próprios cosméticos. “E aí as pessoas começaram a ficar curiosas, queriam saber o que era, como fazia, queriam de presente. Então eu fui fazendo isso, aos poucos. E no caminho disso eu me tornei vegetariano e fui me informando mais sobre a área, fui aumentando meu interesse, até que no final do ano retrasado começou a dar vontade de criar a loja”, conta o engenheiro químico.

Sem saber por onde começar, Paulo confiou no acaso e aceitou a sugestão de uma amiga: fazer uma oficina de perfumes. “Eu topei e fiz, sem muita expectativa, só pra ver como seria a reação das pessoas. E deu muito certo”, comenta.

“Quando eu vi, eu tava caminhando pra criar uma loja sem nem perceber. Mesmo eu querendo, eu não tinha tido dedicação pra isso. Foi um processo acidental”, lembra Paulo.

Em novembro do ano passado, o engenheiro com mestrado em Biotecnologia, assumiu a criação da loja no Instagram. “É uma loja bem nova, mesmo que a gestação tenha sido bem longa”, diz Paulo.

O mistério do destino faz parte da identidade da Cheiro Cigano. Quando perguntado se o nome da loja vinha da religião, Paulo respondeu que “algumas coisas permanecem um mistério na vida. Essa questão é uma delas”.

“Talvez. Se esse for o destino, esse caminho irá se revelar. Um passo por vez”, foi a resposta de Paulo sobre a possibilidade de abrir uma loja física.

Durante a sua jornada, Paulo aprendeu a respeita o tempo das coisas pois tudo é um processo. “Tenho que respeitar a gestação, nascimento e crescimento de cada uma das coisas”, reflete.

Os produtos 

São xampus, condicionadores, sabonetes, sabonete íntimo, desodorante, hidratante em barra e bálsamos medicinais que contêm a mais pura energia da nossa floresta, a sabedoria ancestral e o respeito aos ciclos naturais da vida.

Produtos estes que ajudam a se reconectar com a natureza interior e exterior, entendendo que somos um e ensinando que é possível viver em harmonia com o todo.

Paulo diz que “desenvolver um cosmético não é algo simples. Usar um ingrediente é entender de onde ele vem e para que ele serve, mesmo que seja um uso de origem tradicional, é preciso fazer testes e mais testes até chegar nas proporções e fórmulas mais adequadas. Mesmo que seja artesanal, eles são feitos com responsabilidade, com dedicação e com afeto”.

(Foto: Instagram)

O ritual de produção dos cosméticos é simples, mas feito com presença. Paulo precisa estar bem consigo mesmo e fazer com muita atenção para tudo ocorrer bem. “Poucos são os produtos que demandam cuidados maiores que esse no quesito ritualístico”, comenta.

Os produtos são feitos artesanalmente unicamente pelas mãos do engenheiro. Respeitando o seu tempo e o tempo de criação, Paulo passa em torno de uma semana trabalhando em um único lote.

Os preços dos cosméticos variam de R$ 7 a R$ 20 e você pode encontrá-los na página do Instagram e nas feiras do Incra (todas as quintas-feiras, das 16h as 19h) e da Eduardo Ribeiro (todos os domingos, das 7h as 14h).

Xampus sólidos amazônicos

Desenvolvidos a partir de óleos, manteigas, extratos e óleos essenciais. São veganos, 100% naturais, sem conservantes, sulfatos, derivados do petróleo ou qualquer outra substância que faça mal a você ou ao meio ambiente.

São biodegradáveis, pode usar no rio, na cachoeira, no mar sem medo. Possui o pH próximo da pele e cabelo, podendo também ser utilizado como sabonete.

Tem pra cabelos cacheados/crespos, para cabelos frágeis e quebradiços, para cabelos oleosos, para cabelos secos e contra caspa/psoríase.

(Foto: Instagram)

Desodorante Natural

Creme desodorante sem derivados de alumínio. Totalmente natural. Feito com Manteiga de Murumuru extraída de forma sustentável nas Comunidades do rio Juruá.

Ingredientes: Manteiga de Murumuru, amido de milho, bicarbonato de sódio, óleo de coco, óleo essencial de eucalipto, óleo essencial de menta.

(Foto: Instagram)

Bálsamos Medicinais

Pomadas elaboradas com extrato de plantas medicinais amazônicas e óleos essenciais que auxiliam de forma natural sua cura e autocuidado. Elaborados com base no conhecimento tradicional da região amazônica, aromaterapia e artigos científicos.

São quatro tipos de Bálsamos: respiratório, antisséptico e anti-inflamatório, calmante e digestivo.

(Foto: Instagram)

Sabonetes de limpeza energética 

“As plantas, assim como pessoas, possuem energias positivas e negativas, plantas que nos ajudam a refletir, nos limpam, nos protegem. Podem ser usadas como uma chave, abrindo um portal para um novo eu, um novo tempo. Basta saber pedir. O pedido é a luz que iluminará uma direção, por isso sempre peça coisas boas”, explica Paulo.

São quatro sabonetes criados por ele:
Limpeza: Plantas que descarregam, nos limpas de energias negativas.
Contra-Feitiço: Plantas contra olho gordo, contra mal olhado.
Atração: Plantas para nos atrair prosperidade, seja material ou espiritual.
Amor: Plantas para auxiliar em questões amorosas, seja para atrair ou aprender a lidar com o amor.

(Foto: Instagram)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui