Balsa para substituir hospital chega em Anamã

125
(Foto: divulgação Susam)

Chegou no domingo (09) a Anamã, município distante 165 quilômetros de Manaus, a balsa enviada pelo Governo do Amazonas para fazer atendimento hospitalar da população. A embarcação irá substituir as atividades do hospital Francisco Sales de Moura, que está ilhado e prestes a alagar em função da subida das águas do rio Solimões.

(Foto: divulgação Susam)

A ação faz parte da ajuda humanitária organizada pelo governo, por meio da Defesa Civil do Estado, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e outros órgãos estaduais.

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, informou que o município está recebendo reforço de medicamentos, como soro e remédios para tratamento de doenças de veiculação hídrica, principalmente as diarreicas. A Defesa Civil também está equipando a unidade fluvial com caixas d’água para o fornecimento de água potável para a população.

A cheia levou a Prefeitura de Anamã a decretar estado de calamidade no município. A subida das águas afeta tanto a sede quanto as comunidades rurais, e as aulas foram suspensas em parte das escolas municipais e estaduais.

Na terça-feira (11), uma força-tarefa integrada por vários órgãos irá ao município para apoiar a prefeitura e ajudar no atendimento à população.

“Estaremos integrando a força-tarefa para ajudar a organizar os atendimentos e verificar as necessidades da prefeitura em relação às ações de saúde. A Susam já liberou uma lista extra de medicamentos para os municípios que, assim como Anamã, precisam de ajuda para enfrentar a cheia”, afirmou o secretário adjunto de Saúde do Interior, Cássio Roberto do Espírito Santo, que integrará a força tarefa no município.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o órgão já iniciou o levantamento das necessidades do município para levar ajuda humanitária às famílias afetadas pela cheia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui