Susam faz campanha de incentivo à doação de leite

106
Mais de 300 mulheres fazem parte da lista de doadoras de leite materno da Susam. (Foto: Divulgação/Secom)

Para incentivar as mulheres em período de amamentação a doarem, a Susam, por meio da Coordenação Estadual de Saúde da Criança, realiza a partir do dia 17 de maio a programação alusiva ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 deste mês, nos três Bancos de Leite Humano (BLH) da secretaria.

Serão realizadas palestras para divulgação e sensibilização nas recepções das maternidades e nos Alojamentos Conjuntos (Alcons), além de rodas de conversas com gestantes das unidades básicas de saúde (UBS) ligadas à Maternidade Azilda Marreiro.

“O Ministério da Saúde preconiza que o aleitamento materno deve ser exclusivo até 6 meses de vida. Ou seja, o alimento materno é o alicerce para a construção de uma base sólida tanto em saúde física como mental”, afirma a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides.

A Campanha “Presenteie a vida. Doe Leite Materno” vai incentivar as mulheres em período de amamentação a doarem, a fim de que os bancos possam atender bebês prematuros e os que necessitam de cuidados especiais internados nas maternidades.

Segundo a coordenadora, o leite materno atua em todo o organismo e, em longo prazo, combate a obesidade e, principalmente, ajuda a reduzir a mortalidade infantil.

Atualmente, 341 mulheres doam leite materno para os BLHs.

Quem pode doar? 

As mães que possuam excesso de leite, que não tenham problemas de saúde e que não estejam fazendo uso de medicamento que interfira no leite podem doar, conforme Katherine Benevides.

“Para que a mãe seja doadora, ela faz vários exames, providenciados pelo próprio BLH, e faz entrevista com o pediatra para saber se está apta à doação de leite. É importante que ela seja bem saudável, porque é um leite que vai para os bebês prematuros, é um leite que salva vidas”, ressaltou a coordenadora.

Programação

BLH Fesinha Anzoategui – Maternidade Balbina Mestrinho. Telefone: (92) 3182-4500 

Dia 17/5 – 14h às 16h
Atuação intensificada com ofertas de informações relacionadas ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano nos setores da recepção e Alcons

BLH Galileia – Maternidade Azilda Marreiro. Telefone: 

De 17/5 a 24/5 – 15h
Equipe BLH intensificando a sensibilização às mães dos Alcons e recepção com palestras e distribuição de panfletos

De 21/5 a 23/5 – 15h
Divulgação e sensibilização sobre a doação de leite humano; rodas de conversas com as gestantes das unidades básicas de saúde (UBS) vinculadas à maternidade Azilda Marreiro, no auditório

BLH Maternidade Ana Braga. Telefone: (92) 3647-4235 e (97) 9485-0796

De 20/05 a 24/05 – 9h
Equipe BLH intensificando a sensibilização às mães dos Alcons e recepção com palestras e distribuição de panfletos; divulgação e sensibilização sobre a doação de leite humano

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui