Vazamento de 30 mil toneladas de massa asfáltica atinge Rio Negro

0
343
Aproximadamente 30 toneladas de emulsão asfáltica se espalharam por uma extensão de 1,5 quilômetros

Cerca de 30 mil mil toneladas de emulsão asfáltica atingiram o Rio Negro, no Porto do São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, neste fim de semana. O material escorreu de um caminhão após uma suposta tentativa de furto. A empresa responsável foi notificada.

A empresa foi notificada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), no domingo (31). Durante a madrugada, assaltantes avistaram carretas estacionadas na frente do Porto.

Eles teriam destravado uma válvula de segurança, na tentativa de roubar combustível. Entretanto, ao perceberem o conteúdo, fugiram do local. A massa asfáltica escorreu pela pista, entrou na tubulação de água e chegou até o Rio Negro.

De acordo com o gerente de fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, o produto iria para Santarém, no Pará, e aguardava apenas embarque.

Remoção

A empresa responsável pelo material foi notificada pelo Ipaam, que comunicou que o caso pode render multa por crime ambiental. A companhia instalou boias para contenção da substância, que é tóxica.

A estimativa do órgão é que leve três dias para que a substância seja retirada do Rio Negro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui