Amor não conta cromossomos: Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em Manaus

0
757
(Foto: Bruno Zanardo/Secom)

Manaus vai comemorar durante uma semana o Dia Internacional da Síndrome de Down. A solenidade de abertura ocorre nesta segunda-feira (18) com a iluminação do Teatro Amazonas na sua cor original: azul. A semana em que “o amor não conta cromossomos” conta ainda com diversas atividades (veja abaixo).

O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da Síndrome de Down. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

O dia 21 de março foi escolhido mundialmente para representar a causa no mundo por fazer alusão aos três cromossomos no par 21, característica das pessoas com síndrome de down.

E quem nasceu com um cromossomo a mais vai poder participar de várias atividades que serão realizadas entre os dias 18 e 22 de março, promovidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

Durante os dias 19 (terça-feira) e 21 (quinta-feira), as atividades irão ocorrer no Centro de Convenções dos Povos da Amazônia, das 9h às 16h. Pinturas, atividades psicomotoras com circuito motor, piquenine e atrações musicais vão animar a semana da Síndrome de Down.

Dia 22 (sexta-feira), irá acontecer a II Balada Flashdown, no Centro de Convenção Vasco Vasques, das 18h às 23h. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos por meio dos telefone 99155-9845 (Helyvan) ou 99232-0653 (Val).

No dia 23 (sábado), às 8h, as palestras Inclusão & Educação: Ressignificando estratégias no cotidiano escolar e Como empoderar pessoas com deficiências irão encerrar as atividades. O valor da inscrição (20 reais), será arrecadado em prol da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (APADAM). Para adesão e mais informações: 98123-6060.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui