Barcelos é a cidade com maior registros de mortes por agressão a mulher

0
344

Distante 399 quilômetros de Manaus, o município de Barcelos lidera proporcionalmente no país o índice de mortes de mulheres por agressão.

Em seguida vêm os municípios de Caracaraí  e Alto Alegre, ambos no estado de Roraima. Os dados são da Agência Lupa, divulgados na última sexta (8), pelo site Metrópoles, do Distrito Federal.

Segundo o estudo, em todo o país a média de mortes femininas por agressão é de 0,88% do total. Há cidades, como no caso de Barcelos, que o índice chega a 19,5%.

A pesquisa faz o cruzamento de dados oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade/Ministério da Saúde com os pesquisados pelo IBGE.

Outro alarmante dado foi concluído: são 12 municípios brasileiros onde morrem mais mulheres por vítimas de agressão do que por doenças do sistema circulatório ou câncer.

Em Barcelos, no período analisado (2016 e 2017), 48 mulheres foram vítimas de violência, frente às 34 que morreram por problemas circulatórios e outras 17 por causa de câncer.

“Isso faz com que as mulheres desse município, de 27.589 habitantes, convivam com a maior proporção de mortes femininas em decorrência de agressão em todo o país: 19,5% dos registros oficiais – uma em cada cinco”, revela a pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui