Casa das Artes abre temporada 2019 com três exposições neste sábado (16)

132
(Foto: Urbano-Ribeirinhos/Divulgação)

A Casa das Artes, no Centro de Manaus, recebe três exposições para abrir a temporada 2019 do espaço cultural, neste sábado (16), a partir das 19h. As mostras “Urbano-Ribeirinhos”, “Contemplações da Amazônia” e “Expo Ajuri de Quadrinhos” ficam disponíveis até 31 de março.

Com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a exibição propõe as percepções pela lente da geografia retratada pela pintura e uma coletiva de histórias em quadrinhos e artes gráficas e visuais. A entrada é gratuita.

“Urbano-Ribeirinhos” retrata as percepções pela visão da geografia. Trata-se de uma reflexão sobre sistemas territoriais, destacando redes locais de sujeitos que reconstroem vínculos, no município de Parintins (AM). As obras da exposição são de autoria do artista e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Estevan Bártoli, que propõe, para análise, a noção de Sistema Territorial Urbano-Ribeirinhos (STUR).

Geografia e Artes Visuais

Já “Contemplações da Amazônia” une ciência e arte. O autor das obras é o artista e geógrafo Marcos Castro, que pensou em trabalhar as relações entre sociedade e natureza para revelar a geografia amazônica por meio das cores e formas retratadas nas telas.

Quadrinhos

A exposição “Ajuri de Quadrinhos”, que na linguagem indígena significa “reunião” e “mutirão”, é do coletivo de artistas “Ajuri Comics”. A exposição será integrada por quadros em formatos de quadrinhos, rascunhos de processo de criação das obras e pôsteres em especial ligados à cultura amazonense, como as lendas, cenários de Manaus, personagens históricos, imaginário popular e a mitologia. Além disso, também serão expostas pinturas, gravuras e instalações dos processos criativos.

As três exposições iniciam a programação de 2019, que terão início neste sábado (16), às 19h, e ficarão disponíveis até 31 de março. As visitações acontecem de terça a domingo, das 15h às 21h.

Serviço: Abertura da temporada 2019 da Casa das Artes
Data/Hora: 16 de Fevereiro de 2019, às 19h.
Local: Casa das Artes (Rua José Clemente, 564 – Centro)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui